A produtividade da sua empresa pode depender do coração dos colaboradores

Dados do Ministério da Saúde apontam que 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos...

A produtividade da sua empresa pode depender do coração dos colaboradores
Compartilhar
instagram twiter linkedin email
clockTempo de Leitura: mins
tag absenteísmo no trabalho

Dados do Ministério da Saúde apontam que 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos no Brasil. Estima-se, ainda, que em 30% dos casos o ataque cardíaco é fatal. No ambiente laboral, doenças crônicas como alta pressão arterial, alta taxa de glicose, níveis anormais de lipídios no sangue, sobrepeso e obesidade são algumas das principais causas de absenteísmo nas empresas.
Cada vez mais, a população brasileira está com sobrepeso, mal alimentada e sedentária, o que leva ao acometimento cada vez mais frequente de doenças causadas por hábitos de vida não saudáveis. O afastamento dos trabalhadores impacta diretamente na produtividade e nos custos das empresas.

Essa constatação, de que os aumentos dos fatores de risco estão associados ao aumento dos custos, foi uma descoberta revolucionária. A partir dela, veio a noção de que manter os funcionários saudáveis é um objetivo válido, capitaneado principalmente pelos programas de promoção da saúde, que passaram a ganhar força.
Muitas vezes criticados por atraírem pessoas que já possuem um estilo de vida saudável, os programas foram beneficiados pela descoberta de que tão importante quanto intervir entre as pessoas com hábitos pouco saudáveis, é motivar aqueles que adotam práticas saudáveis a conservá-las.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), se os principais fatores de risco para doenças crônicas fossem eliminados, mais de 40% dos casos de câncer seriam evitados, e ao menos 80% de todos os casos de doenças do coração, infarto e diabetes tipo 2 poderiam deixar de existir (MEDEIROS, 2015). A OMS aponta que os fatores de risco modificáveis de doenças crônicas mais importantes são sobrepeso, sedentarismo, má alimentação e uso de tabaco. As principais doenças crônicas incluem doenças do coração, infarto, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes.

A mudança de estilo de vida pode ser facilitada por uma combinação de experiências de aprendizado que aumente a consciência, eleve a motivação e construa habilidades. As possibilidades são muitas, mas o imprescindível é a criação de oportunidades que ofereçam acesso a ambientes onde as práticas positivas de saúde sejam a escolha mais fácil.

Publicações que você também pode gostar

SESI - Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04 Av. Barão de Studart, 1980 - 2º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright
Chatbot para fornecedores
whatsapp-icon