Impactos do exercício físico na saúde da mulher

Impactos do exercício físico na saúde da mulher
Compartilhar
Tempo de Leitura: mins
Promoção da Saúde

Adotar uma rotina de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde das mulheres. As vantagens vão muito além de uma questão estética, há melhorias na saúde fisiológica e mental. A atividade física regular é um fator importante para a promoção e manutenção da saúde da mulher em todas as idades e situações.

Mesmo antes da puberdade existem diferenças fisiológicas que tendem a aumentar durante a adolescência e a vida adulta em função de tamanho e composição corporal: os homens possuem maior massa muscular, enquanto as mulheres possuem maior percentual de gordura corporal. Ao fazer exercícios físicos, há a liberação de endorfina, conhecida como hormônio do prazer, fazendo com que as mulheres sintam menos cólicas e menos efeitos relacionados à TPM, como mudanças de humor e dores nas mamas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, para obtenção de saúde em adultos é necessário um volume de atividade física semanal de 150 a 300 minutos (moderada) ou de  75 a 150 minutos (intensa), quando não houver contraindicação.

Na ausência de anormalidades, a prática do exercício físico durante a gestação é benéfica e recomendada. Se a gestação não for de risco, quem já praticava exercícios  pode continuar a fazê-los, respeitando sempre as limitações do corpo. Além disso, existem muitos outros benefícios: controle do peso, manutenção da aptidão física,  redução de sintomas negativos da gravidez (dores nas costas, varizes), diminuição da tensão no parto e uma recuperação no pós-parto mais rápida.

Durante o climatério, a qualidade de vida das mulheres também é beneficiada com a prática regular de exercícios físicos. Nessa fase da vida, o corpo passa por efeitos colaterais, como a  redução do metabolismo e oscilação do humor, período em que várias patologias podem ser diagnosticadas. As mais recorrentes são: diabetes mellitus tipo II, dislipidemia, obesidade, aumento da pressão arterial, osteoporose, ansiedade e depressão.

Para idosas saudáveis é importante que desde a infância as meninas sejam estimuladas a terem um estilo de vida ativo, uma vez que a prática regular de exercício físico é um meio não farmacológico muito eficaz na prevenção de doenças, fato que é confirmado pelo posicionamento Oficial da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva que afirma existir uma forte relação dose-resposta entre o nível de aptidão física e seu efeito protetor, com o risco  de adquirir doença diminuindo à medida que a atividade física aumenta.

O SESI Ceará oferta Treinamento Funcional Online. Não pare de se movimentar, realize exercícios no conforto de sua casa a fim de ter um corpo e mente mais saudáveis, melhorando seu condicionamento físico e promovendo saúde e bem-estar.

Notícias Relacionadas

Chatbot para fornecedores
whatsapp-icon